pesquisa
Minha pesquisa sobre álbuns de família começou durante meu mestrado em artes acadêmicas. Analisando imagens do meu próprio álbum, investiguei oito fotografias em que eu e meus irmãos aparecemos em cima de cavalos. Dessa investigação pessoal nasceu o projeto "Álbum de Família: Práticas Artísticas e Fabulações", uma extensão do meu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com este projeto, busco aprofundar a compreensão das memórias familiares e explorar as diversas dimensões do tempo e da memória através da fotografia e dos álbuns de família.
​
No cerne deste trabalho estão fotos minhas e dos meus irmãos andando a cavalo, além da vontade de criar novas histórias, ver as imagens circularem entre as pessoas e apresentá-las a quem não as conhece. Essas fotos orientam minha pesquisa em diferentes campos, começando na escola, onde levo fotos para a sala de aula remota, permitindo que os alunos criem novas leituras para essas imagens. Achei três imagens dentro dos livros e fui montando um roteiro com as fotografias, descrevendo elementos e ações que se repetiam: cavalos, planos abertos, planos fechados, chapéus e sorrisos marotos. No fundo, meu desejo era também olhar para as imagens e não esquecer.
Esse exercício levou-me a juntar mais cinco fotografias, totalizando oito, que compõem minha pesquisa no PPGARTES-UFC. Nas imagens, eu e meus irmãos aparecemos em cima de cavalos, exceto por uma especial em que meu avô Raimundo está segurando um pedaço de carne. Meu avô faleceu logo após meu irmão Ramon, em 2013, e durante a minha infância contava que a carne de cavalo era sagrada, assim como os cavalos. Achei a imagem intrigante e senti que ela poderia me ajudar no processo de ficcionalização, por isso a deixei no grupo.
Nas imagens, eu conseguia identificar ações e elementos que se repetiam, e isso me ajudou a compreender narrativas, a imaginar novas histórias. Tentei imaginar como seria essa mesma história se fosse contada por outro ponto de vista.
A pesquisa se tornou o projeto "Álbum de Família: Práticas Artísticas e Fabulações", uma extensão do meu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com ele, busco aprofundar a compreensão das memórias familiares e explorar as diversas dimensões do tempo e da memória através da fotografia e dos álbuns de família.




VOLTAR
